Raça
DESERT LINX
• Outros nomes
Não foram encontrados outros nomes para a raça relacionada.
• Origem
Estados Unidos
• Tamanho
Grande porte.
• Peso adulto
(peso aproximado para mais ou menos)
4 a 5 kg
Fêmea -
Macho -
5 a 6 kg.
• Personalidade
Os gatos da raça Desert Lynx são conhecidos por sua inteligência aguçada e atenção aos arredores. Eles são animais muito observadores e curiosos, o que os torna excelentes exploradores em ambientes domésticos. Além disso, são afetuosos e gostam de interagir com seus donos, formando laços fortes de companheirismo. Sua personalidade costuma ser dócil e amigável, o que os torna excelentes animais de estimação para famílias e lares com crianças. No entanto, também podem ser independentes e apreciar momentos de tranquilidade e relaxamento.
RESUMO HISTÓRICO
A história da raça de gatos Desert Lynx remonta ao final do século XX nos Estados Unidos. Esses gatos foram criados com a intenção de desenvolver uma raça doméstica que se assemelhasse ao lince, mas com características adaptadas à vida em ambientes internos.
Embora não seja reconhecido por todas as associações felinas, como a The International Cat Association (TICA), a raça Desert Lynx continua a ser apreciada como uma companhia encantadora e uma adição adorável a muitos lares em todo o mundo.
PADRÃO
CABEÇA:
A cabeça do Desert Lynx é grande, mas não redonda, com um focinho cheio e bem desenvolvido, de aparência quase quadrada, e bigodes proeminentes. As orelhas são grandes e bem separadas, geralmente com franjas e tufos na ponta. Os olhos são arregalados, grandes e expressivos, inseridos em ângulo, variando em cores que vão do dourado ao verde, com olhos azuis nas neves.
COR E PELAGEM:
A pelagem dos Desert Lynx pode variar em padrões e cores, mas é sempre densa e exuberante, proporcionando proteção contra o clima árido e hostil do deserto, de onde a raça se originou. Eles vêm em três padrões de pelagem em todas as cores eumelanísticas e melanísticas, incluindo ébano, azul, alazão, fulvo, chocolate, lilás, vermelho e creme, além de prata, camafeu, sépia, vison e neve. Os padrões de pelagem incluem fulvo (marcado), leopardo (manchado) e leopardo nublado (mármore), enquanto também podem ocorrer cores sólidas e padrões malhados clássicos e cavala.
CAUDA:
A cauda dos Desert Lynx pode ter o comprimento da cauda do lince, alcançando até a metade do chão, ou pode estar totalmente ausente, como no Manx. Pode ser de comprimento total ou qualquer comprimento intermediário.
PADRÕES DE PELAGEM:
O padrão leopardo é marcado por manchas de cor mais escura, proeminentes nas laterais do corpo e no ventre, distribuídas uniformemente. Preferencialmente, as manchas rosetas são formadas por um círculo parcial de manchas em torno de um centro distintamente mais claro. A faixa dorsal percorre todo o comprimento do corpo até a ponta da cauda, idealmente composta por manchas. As marcas no rosto e na testa são típicas de tabby, com a parte inferior do corpo apresentando manchas distintas, enquanto pernas e cauda são barradas.
Já o padrão fulvo é marcado por marcas nos pelos do corpo com vários tons da cor de marcação e da cor de fundo, sendo a ponta externa a mais escura e o subpêlo a cor de fundo. A cauda, pernas e rosto também terão desenhos malhados, com traços de colar frequentemente presentes.
O padrão leopardo nublado, embora derivado de modificações no gene tabby clássico, é diferente deste padrão, com o mínimo possível de semelhanças com o alvo. O padrão dá a impressão de mármore, de preferência com fluxo horizontal, e listras verticais são indesejáveis. O contraste deve ser bom, com formas distintas e bordas nítidas, e a barriga deve estar manchada.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
Os Desert Lynx são altamente adaptáveis a diferentes ambientes, inteligentes e aprendem rapidamente. São dóceis e gentis, ótimos companheiros de família, e têm instintos de caça aguçados. A raça foi desenvolvida por Gary Bramlett nos Estados Unidos, influenciada pelo Bengal e Peterbald, entre outras raças, e faz parte do grupo da raça Desert Lynx no Rare & Exotic Feline Registry.
OUTRAS INFORMAÇÕES
. Até a data de 11/03/2024, não foram encontradas evidências do reconhecimento da raça pela The International Cat Association (TICA). Portanto, as informações de reconhecimento podem estar desatualizadas.